Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas do Genocídio e de Prevenção deste Crime
Assinala-se esta terça-feira [09.12.2025], o Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio e de Prevenção deste Crime, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 11 de setembro de 2015 por meio da Resolução 69/323, com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio.
A Resolução reitera a responsabilidade de cada Estado proteger, individualmente, as suas populações do genocídio, o que implica a prevenção desse crime, incluindo o seu incitamento, através de meios adequados e necessários.
Nos 77 anos que decorreram desde a sua adopção, tem sido desempenhado um papel importante no desenvolvimento do direito penal internacional, na responsabilização dos autores deste crime, na dinamização dos esforços de prevenção e na expressão das vítimas de genocídio.
Até à data, 153 Estados ratificaram a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio. No entanto, assegurar a sua plena aplicação, continua a ser essencial para fazer avançar efectivamente a prevenção do genocídio.
Angola assinala a data e reforça o compromisso com a Convenção da Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, promovendo a memória e a não repetição.