• Acto comemorativo ao dia mundial do refugiado, que assinala-se a 20 de Junho


    Sua Excelência Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, Cônsul Geral de Angola no Solwezi, participou no dia 25 de Junho, na Província do Noroeste da Zâmbia, no acto comemorativo ao dia mundial do refugiado, que assinala-se a 20 de Junho.

    A actividade teve lugar no Campo de Refugiados de Meheba e decorreu sob o lema “UBUNTU IN ACTION (Igualdade, Inclusão e Protecção).

    A cerimónia congregou, dentre outras personalidades da Província do Noroeste, o Secretário Permanente do Governo da Província do Noroeste, Coronel Gladson Katambi em representação do Ministro da Província Noroeste, Honorável Robert Lihefu, bem como o Sr. John Nyakary, Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Província do Noroeste.

    O Sr. John Nyakary na sua alocução, manifestou apoio com os refugiados, tendo realçado as dificuldades que sua a instituição enfrenta devido a redução do apoio crescente e apesar do contexto adverso, continuam solidários no sentido de contribuir e com sentido humanitário, oferecer protecção, esperança e oportunidades aonde for necessário para uma sociedade enraizada na inclusão e na Justiça.

    O Secretário Permanente na sua intervenção, destacou a importância do papel de solidariedade que o seu país vem implementando desde a liderança do primeiro Presidente da Zâmbia, Sua Excelência David Kenneth Kaunda, tendo sublinhado que ainda albergam mais de 1,920 (mil novecentos e vinte) refugiados e ex-refugiados, estes últimos maioritariamente angolanos e ruandeses em três campos principais nomeadamente Meheba, Mayukayuka e Matapala.

    O acto comemorativo foi marcado com várias actividades culturais e desportivas que os refugiados têm praticado no seu dia a dia, que foram apresentadas pelas comunidades angolanas, burundeses, congoleses e somalis.

    Importa referir que o Campo de refugiados de Meheba, alberga mais de 50 mil refugiados de várias nacionalidades, dentre eles, burundeses, ruandeses, congoleses democrático, sul-sudaneses e somalis.

    CONSULADO GERAL DE ANGOLA NO SOLWEZI, REPÚBLICA DA ZÂMBIA, aos 25 de Junho de 2025.-