A nova Residência Oficial de Angola em Solwezi, na República da Zâmbia, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, no quadro das actividades comemorativas dos 50 anos da Independência Nacional e inserida nas celebrações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.
Coube a Sua Excelência João Baptista da Costa, Secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, a inauguração da infra-estrutura, que simboliza o investimento e fortalecimento da presença diplomática de Angola na região da África Austral.
Para Sua Excelência Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, Cônsul-geral de Angola em Solwezi, trata-se do primeiro património do Estado angolano naquele território zambiano, concretizado 33 anos após a abertura do Consulado-Geral na cidade.
De acordo com o Cônsul geral Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, o Estado angolano ganha um património que, consequentemente, vem conferir dignidade à imagem de Angola nesta parcela de terra no território zambiano.
A cerimónia foi testemunhada por Sua Excelência Robert Lihefu,
Ministro da província do Noroeste, e pelo corpo diplomático do Consulado de Angola acreditado na República da Zâmbia.
Erguida na rua da Zamco, em Mushitala área, a nova Residência Oficial de Angola em Solwezi comporta 5 quartos Suítes, uma sala de estar e outra de jantar, duas casas para entidades protocolares, uma piscina, um mini ginásio e um campo multiuso.
CONSULADO DE ANGOLA NO SOLWEZI, aos 18 de Setembro de 2025.-