O Consulado-Geral da República de Angola em Solwezi, celebrou no dia 11 de Novembro de 2025, o 50.º Aniversário da Independência Nacional de Angola, sob o lema “Unidade Nacional, Paz e Desenvolvimento Sustentável”, cujo acto foi presidido por S. Excelência Cônsul-Geral de Angolano Solwezi, Agostinho Manuel Raimundo dos Santos.
O acto comemorativo decorreu na Residência Oficial de , na cidade de de Solwezi, e foi prestigiado com a presença do Coronel Gadson Katambi, Secretário Permanente em representação do Ministro da Província, Robert Lihefu e do Prefeito da Cidade de Solwezi Remy Kapela e vários outros dignatários da província.
O Evento contou com a presença de mais 250 pessoas, entre membros da Comunidade Consular e funcionários locais, representantes da Comunidade Angolana provenientes dos 11 distritos da província, Chefes tradicionais, líderes religiosos, empresários e da sociedade civil local.
Pela ocasião, o Secretário Permanente da província em representação do Ministro da Província , destacou os laços históricos, culturais e de irmandade entre Angola e Zâmbia, tendo sublinhado o exemplo de resiliência e progresso do povo angolano ao longo de cinco décadas de soberania, para além do reforço da amizade entre os dois países e povos que constitui um pilar de integração e da paz regional.
Por sua vez, o Cônsul-Geral, Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, sublinhou que o quinquagésimo aniversário da independência nacional representa não só um momento festivo mas também de reflexão de quanto custou a nossa liberdade e a preservação do país uno e indivisível.
Realçou a necessidade de se honrar a memória de todos àqueles que se sacrificaram para a nossa autodeterminação e apelou para que contribuamos todos na preservação da paz e reconciliação nacional, augurando que e se prossiga com os esforços rumo ao desenvolvimento econômico e social que todos almejamos*.
O diplomata angolano destacou o reconhecimento pelo Estado angolano de várias personalidades angolanas, estrangeiras e organizações pelo seu contributo para a independência, paz e desenvolvimento do país, tendo destacado os feitos do Dr António Agostinho Neto, Holden Roberto e Dr Jonas Malheiro Savimbi, pelo seu papel pela independência*, bem como o Dr Kennet Kaunda, fundador da nação zambiana pelo seu contributo pela independência de Angola.
Finalmente, o diplomata angolano apelou Comunidade angolana onde quer que esteja, a pautar pelo convívio pacífico, respeito pelas diferenças e a necessidade da preservação da paz duramente conquistada.
CONSULADO-GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA EM SOLWEZI, aos 11 de Novembro de 2025.