• CIDADÃOS ANGOLANOS EM KALUMBILA BENEFICIAM DE ACÇÃO CONSULAR NO ASSENTAMENTO DE MEHEBA


    O Consulado Geral da República de Angola no Solwezi levou a cabo, no dia 04 de Junho, um acto consular dirigido aos ex-refugiados angolanos residentes no distrito de Kalumbila, província Noroeste da Zâmbia, no âmbito do esforço contínuo de assistência junto das comunidades nacionais radicadas naquele país.

    A actividade teve lugar no assentamento de refugiados de Meheba, uma das maiores infraestruturas do género em território zambiano, administrada pelo Escritório do Comissário para Refugiados (COR), entidade subordinada ao Ministério do Interior local, e estabelecimento pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

    Sob liderança de Sua Excelência Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, Cônsul Geral de Angola no Solwezi, a missão visa efectuar registos e recolher dados biográficos, para a emissão de documentos oficiais, nomeadamente bilhetes de identidade, cartões consulares e assentos de nascimento, destinados a cidadãos angolanos ali domiciliados, na sua maioria em situação de ex-refugiados.

    A acção consular estendeu-se até sexta-feira, 06 de Junho, com a meta de emitir aproximadamente 50 bilhetes de identidade para cidadãos angolanos em situação de ex-refugiados, a fim de contribuir assim para a sua plena regularização civil.

    No decurso dos trabalhos, foram entregues um total 59 bilhetes de identidade previamente processados.

    No âmbito da missão, o Cônsul Geral manteve um encontro de cortesia com o Sr. Natio Simbeye, responsável pelo assentamento de Meheba, ao qual endereçou as saudações protocolares e informou sobre o trabalho que o consulado está a desenvolver.

    Durante o encontro, o diplomata Agostinho Raimundo dos Santos reiterou o compromisso da representação consular angolana em continuar a apoiar a regularização documental dos cidadãos angolanos nesta região fronteiriça.

    Por seu turno, o Sr. Natio Simbeye saudou a presença do Consulado de Angola no Solwezi e destacou que o assentamento de Meheba continua a prestar atenção prioritária aos refugiados e ex-refugiados ali residentes.

    Fez ainda, referência ao diálogo permanente mantido com os líderes comunitários angolanos na região, onde manifestou satisfação pelo apoio contínuo que a comunidade angolana tem recebido do consulado.

    Informou que o ACNUR tem vindo a implementar um conjunto de reformas orientadas para o reforço dos mecanismos de acolhimento, a mitigação de situações de irregularidade documental e a promoção da legalização formal das comunidades, com foco nas populações oriundas de Angola, da República Democrática do Congo e da Eritreia.

    O responsável do assentamento de refugiados de Meheba aproveitou a ocasião para convidar o Cônsul Geral de Angola no Solwezi a participar nas celebrações do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala anualmente a 20 de Junho, efeméride dedicada à sensibilização para a situação dos refugiados a nível global.

    O Consulado Geral de Angola no Solwezi tem vindo a intensificar as suas diligências no domínio da assistência consular junto das comunidades angolanas residentes na Zâmbia, sobretudo nos distritos sob a sua jurisdição.

    A missão consular tem desenvolvido um trabalho constante no processo de legalização e inserção social dos ex-refugiados angolanos.

    O assentamento de Meheba foi criado em 1971 pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e representa um dos principais centros de acolhimento de refugiados na Zâmbia.

    Para além de angolanos, alberga cidadãos oriundos da República Democrática do Congo, Ruanda, Burundi, Eritreia e Somália, entre outros países, sendo actualmente uma comunidade composta por refugiados, ex-refugiados, requerentes de asilo e populações locais.

    Com esta e outras iniciativas, o Consulado Geral de Angola no Solwezi tem demonstrado o seu comprometimento com a protecção e apoio aos cidadãos nacionais no exterior, em conformidade com as orientações do Executivo angolano e no quadro da diplomacia de proximidade.

    CONSULADO GERAL DE ANGOLA NO SOLWEZI, REPÚBLICA DA ZÂMBIA, aos 04 de Junho de 2025