O Consulado Geral da República de Angola no Solwezi, na República da Zâmbia, celebrou com a Comunidade Angolana residente na Província do Noroeste, o dia da Paz e Reconciliação Nacional.
O festejo teve três momentos distintos tendo a primeira actividade decorrido no período da manhã do dia 4 de abril, com uma marcha em alusão a data, que contou com a presença os membros da Missão Consular encabeçada pelo Chefe do Posto Consular, Agostinho Manuel Raimundo dos Santos e vários membros da Comunidade Angolana, cuja marcha teve lugar na principal artéria da cidade de Solwezi até às instalações do Posto Consular.
No período da noite, decorreu o momento de confraternização, tendo contado os funcionários do Posto Consular, membros da Comunidade Angolana provenientes dos 11 Distritos da província. O evento contou com a presença do Ministro da Província do Noroeste, Robert Lihefu e dirigentes do seu governo entre os quais o Secretário Permanente do governo provincial, Coronel Gadson Katambi.
Durante a sua alocução para a ocasião, o Chefe do Posto Consular, Sr. Agostinho M. Raimundo dos Santos, realçou a importância da data para os angolanos, tendo enaltecido os ganhos alcançados com a conquista da Paz e realçado a necessidade de a preservar e sobretudo, apelou à Comunidade, a necessidade do convívio pacífico, na diferença, e erros do passado não se repitam. Apelou igualmente da necessidade de melhor organização da Associação dos angolanos e cooperativa.
Na prossecução dos festejos, no dia 5 de Abril, o Cônsul-geral Agostinho M. Raimundo dos Santos, aproveitou à ocasião para efectuar a entrega aos responsáveis da Associação dos angolanos em Meheba, 3 motorizadas e aos líderes de cinco Distritos nomeadamente de Chavuma, Zambezi, Kabombo, Mwinilunga e Maninga, a fim de facilitar a mobilidade destes no âmbito do trabalho de mobilização da Comunidade para dar sequência ao processo de registo. Igualmente, fez a entrega de 25 bicicletas aos líderes dos Blocos ou aldeamentos do campo de refugiados de Meheba e adjuntos que foi extensiva a outros líderes e adjuntos dos Distritos.
Ainda na ocasião, o Cônsul Geral efectuou a entrega formal ao líder da Associação dos Angolanos em Meheba, Sr. Mateus Cahilo, uma moagem para a cooperativa, afim de ajudar no empoderamento desta e mitigar as grandes dificuldades que vêm enfrentando no dia a dia.
No final do encontro, o Cônsul-geral apelou uma vez mais aos líderes, da necessidade de mobilizarem a comunidade para adesão ao processo de registo para que se retire da ilegalidade um bom numero de concidadãos que ainda se encontram nesta condição.
CONSULADO GERAL DE ANGOLA NO SOLWEZI, REPÚBLICA DA ZÂMBIA, AOS 6 DE ABRIL DE 2025.