Sua Excelência Sr. Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, Cônsul Geral de Angolao no Solwezi, realizou no dia 29. 05.25 , nas instalações da Missão Consular, uma reunião com os funcionários de Engajamento Local, que visou tratar questões ligadas a situação laboral e social dos trabalhadores com enfoque a situação salarial e sensibilização para adesão ao Fundo de Pensões desta Jurisdição (NAPSA).
Durante o encontro, o Chefe da Missão ressaltou valores como a disciplina e empenho nas actividades quotidianas, tendo apelado a um maior engajamento. Ressaltou que tendo em conta o quadro financeiro encontrado, priorizara estabilizar a situação financeira.
Afirmou que estava atento ao custo de vida que se reflete na vida dos trabalhadores, mas, tudo se devia fazer no momento certo face a situação financeira e compromissos existentes. Na ocasião, anunciou um ajuste salarial face a inflação, tendo como critérios o empenho e a disciplina individual. Realçou ainda, e contrário ao pensamento de alguns, a antiguidade não foi o critério principal.
Sua Excelência o Cônsul-geral, anunciou que todos sofrerão descontos legais de acordo a Legislação vigente na República da Zâmbia e ao mesmo tempo a obrigatoriedade de se inscreverem no fundo The Nacional Pension Scheme Authority (NAPSA), instituição similar ao INSS com vista a protecção dos trabalhadores. Embora no passado os trabalhadores resistiram aderir, esclareceu os benefícios que se obtém após a reforma e não se viva situações menos boa que alguns enfrentam depois do fim da actividade laboral.
Finalmente, informou que tendo em conta que no passado não se efectuavam descontos, a Missão Consular assumirá a responsabilidade dos descontos desde 2021, enquanto um estudo se está a fazer para olhar a situação dos mais antigos na fase da pré-reforma.
No final, cada trabalhador, individualmente, recebeu o correspondente título contendo o incremento salarial, como forma de reconhecimento pelo empenho demonstrados. A iniciativa, faz parte dos esforços contínuos do Consulado Geral no sentido de promover melhores condições laborais, maior inclusão social e bem-estar profissional dos seus colaboradores, de acordo com as orientações superiores do Governo da República de Angola, cuja medida foi aplaudida por todos os trabalhadores.
CONSULADO GERAL DE ANGOLA EM SOLWEZI, REPÚBLICA DA ZÂMBIA, aos 29 Maio de 2025