Realizou-se de 1 à 5 de Dezembro, na Cidade do Solwezi, Província do Noroeste, o III Encontro Metodológico das Representações Diplomáticas e Consulares de Angola nas Repúblicas da Zâmbia, Namíbia e RDC.
O encontro contou com a presença de S. Excelência Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, Cônsul-Geral de Angola no Solwezi, Gualdino Ladislau Vasco Cangombe, Cônsul-Geral de Angola no Mongu, Oliveira Francisco Guilherme, Cônsul-Geral de Angola no Rundu, António Garcia Miala, Cônsul-Geral de Angola no Katanga, funcionários dos respectivos Postos Consulares de Oshakati e do Sector Consular da Embaixada de Angola em Lusaka.
O encontro debruçou-se sobre Práticas e Procedimentos da Actividade do Sector de Assistência e de Apoio às Comunidades, Práticas e Procedimentos da Actividade do Sector de Identificação, Registo Civil e Notariado e Práticas da Actividade dos Sectores da Administração e Finanças, cujos temas visaram a partilha de conhecimentos e dotar os participantes de base técnica sólida e actualizada com vista ao aumento da capacidade de resposta e eficiência dos serviços prestados às Comunidades Angolanas nas respectivas jurisdições.
Durante a abertura deste III Encontro, o Cônsul-Geral Agostinho Manuel Raimundo dos Santos, enalteceu a importância da realização deste tipo de encontros que visa aprimorar conhecimentos em matéria consular, migratório, administrativo e financeiro bem como ajudarão na Uniformização e melhoria dos Procedimentos e actos Consulares praticados para melhor atendimento das Comunidades Angolanas.
A cerimónia de encerramento teve lugar na Residência Oficial Consular no Solwezi *, onde na ocasião foram atribuídos *23 certificados de participação, dos quais os três primeiros entregues pelo Cônsul-Geral de Angola no Solwezi enquanto os restantes pelos Cônsules-Gerais de Angola no Mongu, no Rundu e no Katanga.
Sua Excelência Oliveira Francisco Guilherme, Cônsul-Geral de Angola no Rundu, proferiu o discurso de encerramento, onde reafirmou a importância da actividade consular na orla fronteiriça e a necessidade da cooperação técnica entre os Postos Consulares, tendo realçado que os resultados alcançados se traduzam em melhorias concretas no funcionamento dos Postos Consulares e no atendimento as Comunidades.
Na véspera do encerramento dos trabalhos os participantes visitaram o espaço onde se está a construir a futura Chancelaria.
CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO SOLWEZI, AOS 05 DE DEZEMBRO DE 2025